Tradicional.PT

16.05.2018

​Portugal detém um extenso e diversificado leque de produtos alimentares de cariz tradicional, associados a cada uma das regiões do país, resultado da influência cultural na elaboração destes alimentos, constituindo uma herança viva de um património gastronómico singular e rico.

A identidade do território nacional confunde-se com as produções locais e regionais, estreitamente interligadas aos diversos sistemas de produção agrícolas, ao amplo conjunto de recursos endógenos, às tradições e saberes associados.

A valorização e promoção dos produtos tradicionais são atividades que concorrem para o desenvolvimento sustentável do território e para a preservação e manutenção deste património nacional cujo levantamento constitui o ponto de partida. 

É nesse sentido que a DGADR em colaboração com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), a MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local e as DRAP´s tem vindo a desenvolver um trabalho sistemático de levantamento documentado do receituário tradicional português e dos produtos agrícolas e géneros alimentícios tradicionais portugueses, nomeadamente através da inventariação de referências escritas, da obtenção de elementos relativos à história, particularidades, usos e saber-fazer associados a esses produtos

Para se atingir estes objetivos, foi criado o Sistema de Valorização de Produtos Tradicionais Portugueses e a marca "tradicional.PT", de forma a diferenciar e identificar no mercado os produtos agrícolas, géneros alimentícios e pratos preparados tradicionais.

O que é a Marca "tradicional.PT"

tradicionalpt.png 

É uma marca coletiva de certificação registada que visa diferenciar produtos alimentares portugueses tradicionais, sejam eles produtos agrícolas, géneros alimentícios ou pratos preparados, como forma de proteção e valorização da sua genuinidade.

A utilização desta marca pode ser permitida a terceiros e é autorizada no âmbito de um sistema voluntário de certificação de produtos agrícolas, géneros alimentícios ou pratos preparados, "Sistema de certificação tradicional.PT".

A adesão à marca «tradicional.PT» é gratuita e de caráter voluntário desde que os operadores e produtos reúnem as condições de elegibilidade.
A adesão pode ser efetuada através do preenchimento dos impressos de candidatura.

Promovendo a completa transparência da insígnia, a DGADR na sua página web disponibiliza a todos os cidadãos uma listagem atualizada de todos os aderentes e em que produtos está autorizado a aplicar os mesmos.

 

https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/introducao

Apresentação Sistema de Valorização de Produtos Tradicionais Portugueses​ - Tradicional.PT - DGADR

​Texto elaborado por:

Ana Alberty

Luis Filipe Sousa

Manuel Meireles